domingo, 25 de outubro de 2009

Revolução Russa

Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista. Defrontava-se também com o maior problema social do continente: a extrema pobreza da população em geral. Enquanto isso, as ideologias liberais e socialistas penetravam no país, desenvolvendo uma consciência de revolta contra os nobres. Com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa Ocidental, a Rússia recebeu do exterior novas correntes políticas que chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata Russo.
Porém as diferenças entre os membros levaram o partido a se dividir em dois: os mencheviques: liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia início a revolução. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria. Os bolcheviques: liderados por Lenin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela revolução. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria.Trotsky, que inicialmente não defendia nenhum dos grupos, aderiu aos bolcheviques mais tarde, em 1917.
Em 1904, a Rússia, que desejava expandir-se para o oriente, entrou em guerra contra o Japão, mas foi derrotada agravando a situação economica do país, havia muitas greves e foi criado um conselho operario ( sovietes).Diante dos problemas o czar prometeu o manifesto de outubro que propunha um governo constitucional, após a guerra contra o Japão o czar deixou de lado o manifesto de outubro e apenas a duma continuou funcionando.Em 1905, houve o domingo sangrento onde foram assassinadas milhares de populares que manifestavam perante o czar, este epsódio ficou conhecido como ensaio geral.A entrada da Rússia na 1ª guerra mundial agravou ainda mais o seu estado.
Em 27 de fevereiro de 1917 uma tropa de soldados e tabalhadores vestidos com trapos vermelhos imvadiram a Duma. Em 2 de março O Czar assinou sua abdicação.Depois da derrubada do czar foi instaurado o governo provisório comandado por George Lvov, deixando os sovietes de lado. Era um governo de caráter liberal burguês, intensamente interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial.com a ajuda alemã Lênin retorna a Rússia,com o lema: Todo poder aos sovietes.No dia 25 de outubro os bolcheviques, liderados por Lênin cercam a capital, onde estavam sediados o Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado que entrega o poder aos bolcheviques.Durante o governo bolchevique estatização da economia, pedido de pas, confisco propriedades privadas que foram distribuídas entre o povo.
Houve ainda uma guerra civil entre o exército vermelho( bolcheviques) e o exército branco (antibolcheviques), mas o exército vermlho saiuvencedor consolidando o poder dos bolcheviques.Entretanto essa guerra civil destruiu a Rússia e foi proposta por Stálin a NEP(Nova Política Econômica), que adotou políticas capitalistas.
Após a morte de Lênin , Stálin e trotski. Trotski defendia a tese da revolução permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possível se fosse construído à escala internacional,já Stalin defendia a construção do socialismo num só país. Stálin saiu vencedor e no seu governo tornou-se um ditador absoluto na união Soviética.

Tayane, Erik e Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário