sábado, 24 de outubro de 2009

Entendendo a Segunda Guerra Mundial




Para afanar os efeitos da Crise de 29, paises como a Alemanha, Itália e Japão adotaram uma política expansionista.
Os paises em expansão, temendo retaliações, juntam-se e formam o Eixo Berlim-Roma-Tóquio. Cada país envolvido se comprometia a dar apoio caso alguma potência que não compunha o Eixo atacasse.
A entrada dos Estados Unidos, dar-se pelo ataque do Japão a base norte-americano de Pearl Harbor no Havaí. Por pressão dos Estados Unidos, o Brasil entra na guerra como aliados.
As batalhas de Stalingrado, El-Alamein e Midway, foram as batalhas que marcaram a reviravolta dos aliados contra o Eixo. A Itália assina a rendição e declara guerra à Alemanha.
Em 06 de Junho de 1944, o Dia D, aliados desembarcam em Normandia com louvor e avançam sobre as tropas nazistas, retomando a França e indo em direção a Berlim. A capital da Alemanha é tomada em dupla ofensiva: russos na frente oriental e um combinado dos demais países aliados na frente (ocidental) Hitler suicida-se; é o fim do III Reich.
A guerra na Região do pacífico termina após o lançamento de duas bombas atômicas pelos Estados Unidos, sobre o Japão em Hiroshima e Nagasaki, dizimando 150 mil pessoas instantaneamente e outros milhares morreram em consequência da radiação.

Fláiva, Geisa e Walace

Nenhum comentário:

Postar um comentário