domingo, 25 de outubro de 2009

Entrevista: Ascensão do Nazi-Fascismo

Entrevistadora : Jaqueline Paim
Entrevistado : Robson de Almeida – Professor de História do Colégio Adventista

Jaqueline Paim : A que se deu o surgimento do Nazi- Fascismo ?
Prof. Robson de Almeida : Aconteceu no período em que a Europa estava em uma situação crítica logo após a guerra começou a surgir na Europa pensamentos políticos totalitários que apresentavam como solução para todos os problemas.

Jaqueline Paim : Quais foram os principais países em que o totalitarismo triunfou e quais era as situações desses países ?
Prof. Robson de Almeida : Alemanha e Itália . Esses países viviam em situações parecidas com o regime democrático frágil, vivendo crise econômica, estava acontecendo a polarização entre a esquerda que eram os anarquistas e comunistas e a direita nacionalista.


Jaqueline Paim : Professor , eu gostaria de saber sobre a posição da Igreja em relação ao Nazi-Fascismo .
Prof. Robson de Almeida: Em relação a seus movimentos a Igreja se manifestou sempre a favor dos homens, a ascensão desses movimentos extremistas é bem peculiar as décadas de 20 e 30 do século passado, correspondem ao período de crise generalizada e global, temos o exemplo o caso do Cardeal Pacelli em vista a Alemanha é tomado pelos jornais como amigo dos judeus de forma pejorativa, de 1933 à 1939 onde houve uma perseguição aos católicos da Alemanha, foram assinados acordos entre a Igreja e seus representantes como a concordata de 1933 com alemães e “ Tratado de Latrão “ que foi criado o estado do Vaticano e ensaios religiosos tornaram obrigatórios.


Jaqueline Paim : O estado totalitário abriu mão do capitalismo ? Por que ?
Prof. Robson de Almeida : Não. Pois , o que ele fez de diferente não foi a adoção da democracia do liberalismo (e sua prerrogativa do individualismo).


Jaqueline Paim : No aspecto político como explica o surgimento do Nazi-Fascismo ?
Prof. Robson de Almeida : Bom ! O Nazi-Fascismo surgiu por que nenhum grupo social se encontrava em condições políticas e econômicas de impor seu poder, então surgiu a figura de um líder totalitário (que tomava tudo para si) a responsabilidade de liderar a nação.


Jaqueline Paim : O que aconteceu com o surgimento dos governos Nazi-Fascistas ?
Prof. Robson de Almeida : Ocorreu a ascensão que já comentei antes, mas também teve o incentivo dos países capitalistas, é isso mesmo, um dos mais fortes eram o EUA, pois o Nazi-Fascismo eram perseguidores de comunistas.

Jaqueline Paim : Hitler não entrou de imediato na guerra, ele antes foi pára a Espanha exercitar a tática de guerra. Quais as táticas que ele aprendeu ?
Prof. Robson de Almeida : Como Hitler era muito esperto primeiro ele tomou posse da Áustria e França, e Inglaterra não fizeram nada. Ele assinou um tratado com a URSS, por que o exército de lá é forte.


Jaqueline Paim : A crise mundial ocorrida em 1929 trouxe graves conseqüências para o mundo. Quais foram e como contribuiu para o aparecimento dos regimes Nazi-Fascistas ?
Prof. Robson de Almeida : Como a crise havia um grande número de desempregados, uma grande dificuldade financeira. O governo estipulou um projeto de perseguição dos estrangeiros,culpando-os da situação econômica do país. Com essa grave conseqüência, é fácil saber, só fez com que o governo Nazi-Fascista se tornassem mais forte. Ainda nessa situação teve um louco gritando pela rua que a culpa era do governo.


Jaqueline Paim : Como Hitler era uma pessoa maliciosa, por que as pessoas perseguiam ele ?Prof. Robson de Almeida : Ele era um tipo de pessoa que convencia o povo, ele fazia discursos fervorosos, que provocavam risos, zombando do inimigo para em seguida criar uma atmosfera pesada,amarga e crua. Suas falas embora convincentes, continham pouca lógica. Pregava a pessoas ansiosas por acreditar no que ouviam e conhecia as frustrações do público porque, de certa forma, participava delas.
Patricia, Jaqueline e Cinthia

Nenhum comentário:

Postar um comentário