domingo, 25 de outubro de 2009

A Crise do Império Brasileiro

O século XIX trouxe enormes tranformações técnicas e econômicas ao Brasil. Desde a Lei Eusébio de Queirós. A Inglaterra, principal parceira comercial do Brasil, precionava o governo para que se acabasse com a escravidão, possibilitando um mercado consumidor para seus produtos manufaturados. A cafeicultura por utilizar a escravidão, foi a atividade econômica mais afetada com esse problema.
Com o fim da guerra de Secessão nos EUA em 1865, apena Cuba e Brasil continuavam a utilizar a escravidão. Os escravos conseguiram proletar as discussões, adotando leis atenuantes da escravidão, em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre que garantia liberdade aos negros nascidos a parti daquela data. No entanto, os jovens negros teriam que viver com suas mães até os 7 anos e pagar cada um desses anos com dois anos de trabalho não remunerados aos seus senhores.
Em 1880. o movimento abolicionista, através da criação de organizaçães e jornais, cativou a opiniao pública, obrigando os escravistas a aprovar novas leis. Foi assinada, em 1885, a Lei de Saraiva-Cotegipe(Lei deos Sexagenários), que estabelecia a alforria aos escravos com mais de 65 anos, Porém foi tratada com desdem pela opiniao pública, ja que os poucos escravos que chegavam a essa idade estavam fidicamente exauridos.
Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel(provisoriamente no lugar do imperador que estava viajando), segundo uma recomendaçãoda câmara dos deputados, assina a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil. Embora essa lei tenha beneficiado a econômia, a população negra não teve tantos motivos para comemorar: saiu da escravidão sem indenização ou garantia de emprego iniciando uma longa e árdua luta por igualdade de direitos.
Com a Lei Áurea, intensificou-se o processo de imigração européia, principalmente para as regiões cafeeiras do sul e suldeste do Brasil. Graças á cafeicultura, o Brasil voltara a fazer parte das rostas internacionais de comércio e com a intensificação do trabalho assalariado, cresceram o mercado interno, o comércio e a atividade industrial.

Bruna, Amilton e Joice

Nenhum comentário:

Postar um comentário