segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Entrevista - República Velha

Professor de História dos cursos pré-vestibulares Status, DNA e Método, José Carlos.


Pergunta – Como se deu o início da república velha no Brasil?
Resposta – Com a queda da Monarquia, através de quatro grandes feitos que abalaram a popularidade. A questão militar, a questão abolicionista, a republicana e a questão religiosa.

Pergunta – Das mudanças da constituição de 1891, qual pode ser considerada a mais importante?
Resposta – A retirada do poder moderador, que foi constituída pela constituição de 1824, mas não é a mais importante. Trata-se de um conjunto, a separação da igreja e do estado, a instituição do casamento civil, são as mais consideradas.

Pergunta – E a menos importante?
Resposta – Historicamente, todas são importantes. Mas vamos considerar menos importante politicamente seria o encilhamento de Ruy Barbosa que levou o país à inflação.

Pergunta – Qual era a verdadeira intenção de Deodoro da Fonseca ao dissolver o Legislativo do Império?
Resposta – Tirar o poder dos Latifundiários, que eram considerados os mais poderosos, inclusive os coronéis.

Pergunta – O Funding Loan criado por Campos Sales teve qual intenção?
Resposta – Um acordo financeiro criado com bancos estrangeiros para o pagamento da dívida externa, quando você parcela a dívida em vários anos, realmente um refinanciamento da dívida.

Pergunta – Em sua opinião, qual o melhor presidente da república velha e quais ações deste presidente o levaram a esta escolha?
Resposta – Na república velha, não tem aquele que pode ser considerado o melhor presidente porque cada um tem seus fatos positivos e seus fatos negativos. Se a gente olhar, aquele que mais valorizava a economia cafeeira seria Afonso Penna com o Convênio de Taubaté, política de valorização do café, ou Venceslau Brás que iniciou o processo de industrialização do país, já que o Brasil precisava ter indústrias devido a só comprar mercadorias estrangeiras e a Europa estava passando pela primeira guerra. Venceslau Brás que levou o Brasil a industrialização poderia ser considerado o melhor.

Pergunta – E qual a importância da República velha na primeira guerra mundial?
Resposta – O Brasil ficou ao lado dos aliados, que no caso é os EUA, fornecendo assistência médica e hospitalar e o patrulhamento dos mares. Na república do Brasil o inverso trouxe pra cá a industrialização, sem isso não tinha produto no Brasil, acarreta o crescimento industrial, que as primeiras industrias chegaram em 1850 com Dom Pedro na era Maúa, e continuou evoluindo principalmente com Venceslau Bras. Com o crescimento das indústrias,há o nascimento da classe operária e a formação dos primeiros sindicatos.


Lais e Isadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário