segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Imperialismo

Na segunda metade do século XIX intensificou-se um processo de expansão imperialista que se estenderia até o início do século XX. Essa expansão foi um novo passo no processo de mundialização da ordem capitalista, depois das cruzadas, da expansão ultramarina, da colonização, etc. As populações africanas e as asiáticas foram tragadas e incorporadas a uma ordem essencialmente européia.
Irradiando-se a partir dos países europeus industrializados, especialmente da Inglaterra, esse processo levou à partilha dos continentes africanos e asiáticos. Na mesma época Estados Unidos e Japão exerceram atividades imperialistas em suas regiões de influência, respectivamente na América latina e na costa oriental da Ásia .
O Colonialismo do século XVI, que se restringiu ao capitalismo comercial, cuja metade era obtenção de especiarias. Já o neocolonialismo do século XIX necessitava de mercados consumidores de manufaturados. E sua intervenção ocorreu principalmente na África e na Ásia, motivada pelo capitalismo industrial e financeiro, sendo burguesia e não estado seu principal agente beneficiário.
Mas, no final do século XIX, o capitalismo industrial transformou-se em capitalismo financeiro ou monopolista e surgiram conglomerados econômicos. Assim esse fato originou rivalidades entre potências pela divisão de mercados que culminariam na Primeira Guerra Mundial, em 1914 .
* O vídeo retrata como os Estados Unidos controlam o mundo.
Mônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário